MARKETING

Marketing não é gritar mais alto, é falar diretamente a quem precisa daquilo que oferecemos. Nesta secção reúno ideias sobre como construir marca, conquistar clientes e comunicar com valor, sem modas nem ruído. Porque o bom marketing não se mede pelos aplausos que recebe, mas pelos clientes que traz e pela confiança que constrói.

Mobirise themes are based on Bootstrap 3 and Bootstrap 4 - most powerful mobile first framework. Now, even if you're not code-savvy, you can be a part of an exciting growing bootstrap community.

Choose from the large selection of latest pre-made blocks - full-screen intro, bootstrap carousel, content slider, responsive image gallery with lightbox, parallax scrolling, video backgrounds, hamburger menu, sticky header and more.

Sites made with Mobirise are 100% mobile-friendly according the latest Google Test and Google loves those websites (officially)!

Mobirise themes are based on Bootstrap 3 and Bootstrap 4 - most powerful mobile first framework. Now, even if you're not code-savvy, you can be a part of an exciting growing bootstrap community.

Choose from the large selection of latest pre-made blocks - full-screen intro, bootstrap carousel, content slider, responsive image gallery with lightbox, parallax scrolling, video backgrounds, hamburger menu, sticky header and more.

O Google Já Não É o Único Lugar Onde uma Marca Precisa de Aparecer.

Categoria: Opinião - Marketing
Autor: António Martins
20 de Setembro de 2026

Durante mais de duas décadas, a visibilidade digital de uma empresa resumiu-se a uma questão relativamente simples. Em que posição aparece quando alguém procura aquilo que ela vende. Toda uma disciplina se construiu em torno dessa pergunta, com técnicas, métricas e orçamentos próprios. Essa pergunta está hoje a tornar-se insuficiente, e importa compreender porquê.

A alteração decorre de uma mudança no comportamento de quem procura. Uma proporção crescente de pessoas deixou de formular pesquisas por palavras-chave e passou a colocar perguntas diretas a sistemas de inteligência artificial, recebendo em troca uma resposta redigida e não uma lista de ligações. Estima-se que perto de metade dos utilizadores destas ferramentas inicie já nelas a pesquisa associada a decisões de compra. E um estudo recente do setor revela que quase metade dos profissionais de marketing observou quebras no tráfego de pesquisa atribuíveis a respostas geradas automaticamente.

Daqui resulta uma consequência incómoda para qualquer empresa. Se a resposta é dada sem que o utilizador visite qualquer sítio, a posição deixa de ser relevante. O que passa a importar é outra coisa, ou seja, se a marca é mencionada dentro dessa resposta.

De posição para citação

A esta nova preocupação deu-se o nome de otimização para motores de resposta, frequentemente designada pela sigla inglesa AEO. A definição que me parece mais útil é a mais simples. Enquanto a otimização tradicional disputava posições numa lista, esta disputa citações dentro de uma resposta.

A diferença não é meramente técnica. É de natureza. Numa lista de resultados existem dez lugares e o utilizador escolhe. Numa resposta gerada existe habitualmente um pequeno conjunto de marcas mencionadas, e o utilizador raramente procura além disso. O que antes era uma competição por visibilidade passou a ser uma competição por inclusão no conjunto considerado. Quem não figura na resposta não está apenas mal posicionado. Está ausente da decisão.

Um dado que muda a perspetiva

Há um elemento desta transformação que considero o mais relevante e o menos divulgado, e que altera substancialmente a forma como uma empresa deve encarar o problema.

Uma análise das fontes efetivamente citadas por estes sistemas concluiu que a esmagadora maioria dessas citações provém daquilo que em marketing se designa por meios conquistados, ou seja, referências em publicações independentes, artigos jornalísticos, análises de terceiros e conteúdo que não foi produzido nem pago pela própria marca. Os números apontam para mais de quatro quintos do total.

A implicação é notável. Estes sistemas tendem a valorizar aquilo que outros dizem sobre uma empresa, e não aquilo que a empresa diz sobre si própria. O que significa que a via de acesso a esta nova visibilidade não é publicitária, é reputacional. Regressamos, por caminho inesperado, a um princípio antigo, ou seja, que a credibilidade de uma marca se constrói sobretudo através do testemunho alheio.

As cautelas que importa registar

Seria imprudente apresentar esta disciplina como uma técnica dominada e de resultado garantido, porque não é.

A primeira cautela diz respeito ao volume. O responsável de uma plataforma especializada nesta área formulou o ponto com clareza, observando que ter trezentos mil criadores a produzir conteúdo sobre um produto não assegura qualquer resultado, porque esse conteúdo pode simplesmente não estar em formato ou local que permita a sua incorporação. Quantidade não substitui adequação.

A segunda diz respeito ao controlo. Ao contrário da publicidade, cujo resultado se compra, e mesmo da otimização tradicional, cujas regras eram razoavelmente estáveis e documentadas, estes sistemas funcionam de forma opaca e alteram-se com frequência. Nenhum fornecedor pode garantir presença numa resposta, e desconfio por princípio de quem o prometa.

A terceira, e a mais séria, diz respeito ao rigor. Existe uma tentação evidente de produzir conteúdo destinado não a informar pessoas, mas a condicionar máquinas. Essa via é simultaneamente frágil, porque estes sistemas evoluem precisamente para detetar tais práticas, e perigosa, porque uma informação incorreta sobre uma marca, uma vez incorporada, tende a propagar-se entre sistemas e a tornar-se difícil de corrigir.

O que uma empresa deve fazer

A orientação que daqui decorre é, na sua essência, menos tecnológica do que se poderia supor.

Importa garantir que a informação factual sobre a empresa está correta, atualizada e acessível, incluindo aquilo que consta de diretórios, fichas de produto e descrições públicas, porque é frequentemente daí que estes sistemas retiram os dados básicos. Importa investir na presença em fontes independentes e credíveis, uma vez que são essas as que predominam entre as citações. Importa estruturar o conteúdo próprio de forma clara, com perguntas e respostas explícitas, porque a informação bem organizada é mais facilmente interpretada. E importa verificar periodicamente aquilo que estes sistemas dizem sobre a empresa, tarefa elementar que quase ninguém executa.

Em conclusão, entendo esta transformação menos como uma rutura e mais como um regresso. Durante anos, a visibilidade digital permitiu que uma empresa se tornasse visível através de técnica, independentemente daquilo que efetivamente representava. Os sistemas que agora medeiam a informação privilegiam reputação, consistência e validação externa. Aquilo que uma marca diz de si própria pesa menos. Aquilo que os outros dizem pesa mais.

Para as empresas habituadas a comprar visibilidade, isto representa uma dificuldade acrescida. Para as que construíram, ao longo de anos, serviço sério e reputação genuína, representa provavelmente a melhor notícia que o marketing digital lhes deu em muito tempo.

PARTICIPE
Gostava de saber a sua opinião

Partilhe comigo a sua opinião sobre este artigo.

O Consumidor Mudou e Não Avisou.

Categoria: Opinião - Marketing
Autor: António Martins
10 de Setembro de 2026

Existe um desencontro que muitas empresas sentem sem conseguir explicar. Continuam a fazer aquilo que sempre fizeram, com a mesma competência de antes, e ainda assim vendem menos. Procuram a causa na concorrência, na conjuntura ou no preço, quando frequentemente ela está noutro lugar. Está no facto de o consumidor ter mudado a forma de comprar sem o ter comunicado a ninguém.

Esta é, aliás, uma característica essencial do fenómeno. O cliente raramente anuncia que mudou. Não escreve, não reclama, não justifica. Apenas passa a comprar de outra maneira, ou noutro sítio. Cabe à empresa detetar essa alteração, e as que não a detetam continuam a servir com excelência um comportamento que já não existe.

O que os dados revelam

Um estudo recente da consultora McKinsey, dedicado ao estado do consumidor em 2026, identifica quatro transformações que importa compreender. A primeira é  o aparecimento de uma nova forma de comprar, moldada pela tecnologia e pela inteligência artificial. A segunda é a procura crescente de soluções personalizadas na área da saúde e do bem-estar. A terceira é a valorização das experiências em detrimento dos bens materiais. E a quarta, talvez a mais relevante para quem gere, é a ascensão de um consumidor mais engenhoso, concentrado em maximizar o valor de cada compra que faz.

Este último ponto merece particular atenção, porque é frequentemente mal interpretado. Um consumidor que procura maximizar valor não é necessariamente um consumidor que procura o preço mais baixo. É um consumidor que exige uma correspondência mais rigorosa entre aquilo que paga e aquilo que recebe. Compra menos vezes, mas compara mais, informa-se melhor e tolera menos o que considera injustificado. A empresa que interpreta esta exigência como uma simples pressão sobre o preço responde com descontos, e responde mal.

O estudo revela ainda uma fratura geracional na forma de descobrir marcas. As gerações mais jovens recorrem crescentemente às redes sociais e a ferramentas de inteligência artificial para pesquisar e avaliar produtos, ao passo que as mais velhas continuam a privilegiar a experiência em loja e os motores de pesquisa convencionais. Uma empresa que comunica através de um só canal está, por definição, a falar apenas com metade do seu mercado potencial.

O concorrente que não se vê

Existe uma segunda transformação, menos evidente mas de consequências profundas, que decorre da generalização do comércio eletrónico. Em Portugal, este mercado ultrapassou já os doze mil milhões de euros anuais, com mais de cinco milhões de compradores e uma penetração superior a metade dos utilizadores de internet.

O efeito relevante desta maturidade não é o desvio de vendas para o canal digital, embora ele exista. É a alteração do padrão de comparação. O consumidor que compra online com regularidade adquire expectativas quanto à rapidez, à clareza da informação, à facilidade do processo e à qualidade do atendimento. E transporta essas expectativas para todas as suas compras, incluindo as que faz presencialmente.

Daqui resulta uma constatação incómoda para qualquer empresa. O concorrente deixou de ser apenas quem vende o mesmo produto no mesmo mercado. Passou a ser também a melhor experiência de compra que aquele cliente teve recentemente, em qualquer setor e em qualquer parte do mundo. É contra esse padrão, invisível e sempre em elevação, que a empresa é avaliada sem o saber.

Como deve uma empresa responder

Do exposto decorrem algumas orientações que não exigem grandes investimentos, mas exigem atenção deliberada.

A primeira consiste em observar o comportamento em vez de esperar pela comunicação. Uma empresa deve interrogar-se periodicamente sobre como mudaram a frequência das compras, o valor médio, a composição do cesto e os canais utilizados pelos seus clientes. Estes indicadores existem em qualquer negócio e revelam alterações muito antes de elas se traduzirem em quebra de faturação.

A segunda consiste em responder à exigência de valor com valor, e não com preço. Se o cliente se tornou mais criterioso quanto à correspondência entre o que paga e o que recebe, a resposta adequada é tornar essa correspondência mais evidente, através do serviço, da informação, da qualidade e do acompanhamento. Descontar perante um consumidor que procura valor é responder à pergunta errada.

A terceira consiste em estar presente onde a decisão é hoje tomada. Se uma parte significativa dos clientes se informa através de canais digitais antes de comprar, a ausência da empresa nesses canais não é neutralidade, é invisibilidade num momento decisivo do processo.

Em conclusão, importa reconhecer que a adaptação ao consumidor não é um projeto com princípio e fim, mas uma disciplina permanente de observação. As empresas que perdem relevância raramente o fazem por terem começado a trabalhar mal. Perdem-na por continuarem a trabalhar bem para um cliente que, entretanto, se tornou outro. E o único sinal que esse cliente costuma dar é aquele que ninguém quer ver, ou seja, a lenta e silenciosa redução daquilo que compra.

O Perigo de uma Marca Viver Permanentemente de Promoções

Categoria: Opinião - Marketing
Autor: António Martins
19 de Agosto de 2026

A promoção é um dos instrumentos mais poderosos do marketing, e também um dos mais mal utilizados. Bem empregue, é uma alavanca capaz de dinamizar vendas, atrair novos clientes e escoar existências. Mal empregue, transforma-se numa dependência silenciosa que corrói, a pouco e pouco, aquilo que uma empresa tem de mais valioso, que é a sua marca. A distinção entre um e outro caso não está na promoção em si, mas na sua frequência e no seu propósito. E é sobre essa fronteira, ténue mas decisiva, que importa refletir.

Há uma diferença fundamental entre usar a promoção como recurso pontual e fazer dela o modo permanente de existir. No primeiro caso, a promoção é uma tática ao serviço de uma estratégia. No segundo, é a ausência de estratégia disfarçada de tática. Uma empresa que vive continuamente de descontos não está a promover, está a fugir, e aquilo de que foge é, quase sempre, da dificuldade de comunicar o verdadeiro valor daquilo que oferece.

A erosão silenciosa do valor percebido

A literatura de marketing é clara quanto a um conceito central, o de valor percebido, ou seja, aquilo que o cliente acredita que um produto ou serviço vale, independentemente do seu custo de produção. É esse valor percebido, e não o preço em si, que sustenta a disposição de um cliente para pagar. E é precisamente esse valor que a promoção permanente destrói.

O mecanismo é subtil mas implacável. Quando um cliente encontra um produto sistematicamente em promoção, deixa de acreditar no seu preço normal. O preço cheio passa a ser visto não como o valor real, mas como uma ficção, um ponto de partida artificial que existe apenas para tornar o desconto apetecível. A partir desse momento, instala-se na mente do consumidor uma convicção difícil de reverter. Ninguém deve comprar aquele produto ao preço normal, porque mais tarde ou mais cedo estará outra vez em promoção. O cliente aprende a esperar. E uma marca cujos clientes aprenderam a esperar pelo desconto perdeu, na prática, o controlo sobre o seu próprio preço.

Esta erosão é particularmente perigosa porque não se manifesta de imediato. Nos primeiros tempos, a promoção contínua até parece funcionar, porque as vendas sobem. Mas o que sobe é o volume, não o valor. E enquanto o empresário celebra o aumento das unidades vendidas, vai-se instalando, por baixo, uma degradação que só se torna visível quando já é difícil de corrigir.

A armadilha da margem e a espiral descendente

Ao problema do valor percebido junta-se um segundo, de natureza financeira, e igualmente grave. A promoção permanente comprime a margem de forma estrutural, e não apenas ocasional.

Uma empresa que desconta pontualmente sacrifica margem num momento específico, com um objetivo definido, e regressa depois ao seu preço normal. Uma empresa que desconta sempre transforma o preço promocional no seu preço real. O desconto deixa de ser uma exceção e passa a ser a norma, e a margem que deveria financiar o funcionamento, o investimento e o crescimento da empresa fica permanentemente amputada.

Aqui nasce uma das dinâmicas mais destrutivas que se conhecem na gestão comercial, a espiral descendente do preço. Como a margem encolheu, a empresa precisa de vender ainda mais para compensar. Para vender mais, recorre a novas promoções. As novas promoções comprimem ainda mais a margem. E assim sucessivamente, num ciclo que se autoalimenta e do qual é extraordinariamente difícil sair. A empresa trabalha cada vez mais para ganhar cada vez menos, prisioneira de um hábito que ela própria criou nos seus clientes.

O efeito sobre o posicionamento e a concorrência

Há ainda uma terceira dimensão, talvez a mais estratégica de todas. A promoção permanente destrói o posicionamento de uma marca, ou seja, o lugar que ela ocupa na mente do consumidor face às alternativas.

Uma marca que se afirma pela qualidade, pelo serviço ou pela confiança constrói um posicionamento que lhe permite competir sem ser pelo preço. Uma marca que vive de descontos comunica, ainda que não o queira, uma mensagem oposta. Diz ao mercado que o seu principal argumento é ser barata. E ao fazê-lo, coloca-se voluntariamente no terreno onde é mais fraca e onde os seus concorrentes de maior dimensão são mais fortes, porque numa guerra de preços vence quase sempre quem tem mais escala e mais capacidade de resistir a margens baixas.

Uma pequena ou média empresa que aceita competir por preço está, na maioria dos casos, a escolher o campo de batalha que menos lhe convém. O seu verdadeiro território é o do valor, da proximidade, da relação e do serviço, atributos que os grandes dificilmente replicam e que o desconto, por definição, não comunica. Ao viver de promoções, essa empresa abdica das suas próprias armas para lutar com as armas do adversário.

O uso inteligente da promoção

Nada do que foi dito constitui uma condenação da promoção enquanto instrumento. Constitui, sim, uma defesa do seu uso criterioso. A promoção é legítima e útil quando serve um propósito claro e delimitado no tempo.

É legítima para dar a conhecer um produto novo, para premiar a fidelidade de clientes existentes, para escoar existências sazonais, ou para assinalar um momento específico. Em todos estes casos, tem princípio, meio e fim, e integra-se numa estratégia mais ampla, em vez de a substituir. A regra que distingue a promoção saudável da promoção destrutiva é simples de enunciar. A promoção deve ser um acontecimento, e não um estado. Deve surpreender, e não habituar. Deve reforçar a relação com o cliente, e não substituir os motivos pelos quais ele escolhe a marca.

Uma empresa que domina esta disciplina usa a promoção como o maestro usa um crescendo, ou seja, com moderação, para criar um efeito que só resulta porque é raro. Uma empresa que abusa dela transforma o crescendo em ruído permanente, e o ruído permanente já ninguém o ouve.

Conclusão

A verdadeira força de uma marca não se mede pela sua capacidade de baixar preços, mas pela sua capacidade de os sustentar. Uma marca sólida é aquela que consegue convencer o cliente de que vale aquilo que pede, e que por isso não precisa de o subornar permanentemente com descontos para ser escolhida.

Viver de promoções pode parecer, no imediato, um caminho fácil para vender mais. É, na realidade, um dos caminhos mais seguros para valer menos. Porque cada desconto que se torna permanente não é apenas uma margem que se perde. É um pouco do valor da marca que se entrega, e que raramente se recupera. A disciplina de resistir à tentação do desconto fácil é, em última análise, um ato de respeito pela própria marca, e a mais sólida garantia de que ela continuará a valer, amanhã, aquilo que hoje pede.

Marketing que gera likes ou marketing que gera clientes?

Categoria: Opinião -Marketing
12 de Agosto de 2026

Vivemos rodeados de números que nos fazem sentir bem. Uma publicação com muitos gostos, um vídeo com milhares de visualizações, um número de seguidores que sobe todos os meses. Para muitas empresas, sobretudo as mais pequenas, estes números tornaram-se a medida do sucesso do seu marketing. E aqui começa um dos equívocos mais caros do nosso tempo. Confundir aquilo que gera atenção com aquilo que gera negócio.

Faço uma pergunta simples, que gosto de colocar a qualquer empresário entusiasmado com a sua presença nas redes. Ao fim de todos esses gostos e partilhas, quantos clientes novos entraram, de facto, pela porta? Muitas vezes, o silêncio que se segue diz tudo.

A diferença entre ser visto e ser escolhido

Convém distinguir duas coisas que se parecem, mas que são profundamente diferentes. Uma é a notoriedade, ou seja, ser conhecido, ser visto, gerar conversa. Outra é a conversão, ou seja, transformar essa atenção em clientes que compram e que voltam. O marketing digital tornou a primeira muito fácil de medir e muito viciante de perseguir. O problema é que a primeira, sozinha, não paga salários.

A teoria do marketing é clara quanto a isto. A atenção é apenas o primeiro passo de um percurso que só tem valor se chegar ao fim, que é a venda. Um gosto é uma manifestação de simpatia, não um compromisso. Uma visualização é um instante de curiosidade, não uma decisão de compra. Entre o gosto e a compra existe um caminho inteiro, e é esse caminho, e não o gosto, que determina se o marketing está a funcionar.

Chamo a estes números que agradam mas nada provam as métricas de vaidade. São indicadores que sobem, que dão gosto de mostrar, mas que não se traduzem em resultado. E há uma armadilha perigosa em persegui-los, porque nos dão a ilusão de estarmos a trabalhar bem enquanto o negócio, esse, não cresce.

Porque tantas empresas caem nesta armadilha

Este equívoco não acontece por acaso. Tem razões que vale a pena compreender.

A primeira é que os números de vaidade são fáceis e imediatos. Uma publicação dá gostos em minutos. Já medir quantos clientes reais vieram de uma campanha exige trabalho, método e paciência. É humano preferir a gratificação rápida à verdade lenta.

A segunda é a pressão de parecer. Há uma tentação de comparar a nossa presença online com a dos outros, e de medir o sucesso pela dimensão da audiência. Mas uma grande audiência que não compra vale menos, para uma empresa, do que uma pequena audiência que é fiel. O aplauso alimenta o ego. A venda alimenta a empresa.

A terceira é a ausência de ligação entre o marketing e as vendas. Em muitas empresas, quem faz as publicações nunca olha para o efeito delas na faturação. Trabalha para o gosto, não para o cliente. E o que não se liga ao resultado acaba, quase sempre, a servir-se a si próprio.

O marketing que constrói negócio

Não escrevo isto contra as redes sociais nem contra a notoriedade, que têm o seu valor. Escrevo a favor de um marketing que não se contenta com o aplauso e que persegue aquilo que verdadeiramente importa.

Um marketing orientado para o cliente faz três coisas de forma diferente. Primeiro, define o objetivo antes da publicação. Não pergunta apenas o que vai dar gostos, pergunta o que vai trazer clientes, e desenha a mensagem para esse fim. Segundo, mede o que interessa. Acompanha quantos contactos, quantos pedidos, quantas vendas resultaram do esforço, e não apenas quantos gostos. Terceiro, constrói relação e não só audiência. Prefere um seguidor que confia e compra a mil seguidores que passam e esquecem.

O bom marketing não é o que grita mais alto, é o que comunica de forma relevante com quem procura aquilo que a empresa oferece. A eficácia de uma ação de marketing não se afere pela dimensão do aplauso que gera no momento do lançamento, mas pelo retorno que produz ao longo do tempo. Em setores onde a relação e a confiança são determinantes, esta distinção torna-se ainda mais evidente, porque uma campanha só cumpre o seu propósito quando se reflete na faturação, e não quando se limita a alimentar a notoriedade da marca.

Fico com uma ideia simples. Os gostos são agradáveis, mas os clientes são o que mantém uma empresa viva. Um marketing que só gera likes pode encher o ego e alimentar a ilusão de sucesso, enquanto o negócio definha em silêncio. Um marketing que gera clientes talvez recolha menos aplausos, mas constrói aquilo que dura. E, no fim, a única pergunta que verdadeiramente importa não é quantas pessoas nos viram. É quantas decidiram escolher-nos.


O tempo do comercial. O recurso que decide os resultados

Categoria: Opinião - Marketing Comercial
Autor: António Martins            
19 de julho de 2026

Há uma verdade que qualquer bom comercial acaba por descobrir, mais cedo ou mais tarde. O seu recurso mais valioso não é a carteira de clientes, nem o produto que vende, nem sequer o talento para negociar. É o tempo. Um vendedor tem, por dia, um número limitado de horas úteis para contactar, visitar, apresentar e fechar. E a forma como distribui essas horas determina, mais do que qualquer outro fator, os resultados que alcança.

Ao longo do meu percurso, acompanhei equipas comerciais, e fui percebendo que a diferença entre os melhores e os restantes raramente está no esforço. Está na inteligência com que gerem o seu tempo. Todos têm o mesmo dia. Nem todos o aproveitam da mesma maneira.

Nem todos os clientes merecem o mesmo tempo

O primeiro princípio de uma boa gestão do tempo comercial é, também, o mais difícil de aceitar. Nem todos os clientes têm o mesmo potencial, e o tempo deve ser distribuído em função disso.

Há clientes que geram muito valor e exigem pouco. Há clientes que geram pouco valor e exigem muito. Um comercial que distribui o seu tempo de forma igual por todos está, na prática, a subaproveitar o tempo que deveria dar aos primeiros e a desperdiçar tempo com os segundos. O tempo é limitado, e cada hora dedicada a um cliente de baixo valor é uma hora que não foi dedicada a um cliente de grande potencial.

Isto não significa tratar mal ninguém. Significa dosear o esforço com critério. O comercial de excelência conhece a sua carteira, sabe onde está o verdadeiro valor e concentra a sua energia onde ela produz mais retorno, sem deixar de servir com correção todos os outros.

A preparação poupa mais tempo do que qualquer atalho

Existe a ideia de que um bom comercial é aquele que reage bem no momento, que improvisa com talento. É meia verdade. O talento na conversa conta, mas o que verdadeiramente distingue os melhores é a preparação.

Um contacto bem preparado vale por três mal preparados. Chegar a uma reunião conhecendo o cliente, o seu historial, as suas necessidades e o que se lhe quer propor poupa tempo, evita idas e voltas e aumenta drasticamente a probabilidade de sucesso. Pelo contrário, um comercial que improvisa desperdiça o seu tempo e, pior ainda, o tempo do cliente, que é a primeira coisa que um bom cliente nota e valoriza.

A preparação parece consumir tempo à partida. Na verdade, poupa-o de forma multiplicada, porque transforma cada contacto num contacto mais eficaz e reduz a necessidade de o repetir.

Organizar o dia é organizar a rota e as prioridades

No dia a dia de quem anda no terreno, há um desperdício de tempo silencioso que poucos contabilizam, o das deslocações e da desorganização.

Um dia comercial bem planeado começa na véspera. Saber quem se vai visitar, por que ordem, com que objetivo, agrupando os contactos por zona para não desperdiçar horas em deslocações mal pensadas. Um comercial que atravessa a cidade três vezes no mesmo dia porque não organizou a rota perdeu um tempo precioso que poderia ter dado a mais um cliente.

O mesmo se aplica às tarefas. Há horas do dia mais propícias para contactar clientes e horas mais adequadas para o trabalho administrativo, os relatórios e a preparação. Misturar tudo ao acaso é diluir a eficácia. O comercial que reserva as melhores horas para o que é comercial, e trata do resto nos tempos mortos, aproveita muito melhor o mesmo dia.

O urgente não pode devorar o importante

Também na vida de um comercial o urgente tende a devorar o importante. As chamadas que entram, os pedidos de última hora, os pequenos problemas do dia, tudo isto tem uma capacidade extraordinária de consumir o tempo e de adiar aquilo que faria verdadeiramente a diferença.

O que faz a diferença, no médio prazo, raramente é urgente. É prospetar novos clientes, é cultivar relações com os que já existem, é preparar bem as grandes oportunidades, é desenvolver o próprio conhecimento do produto e do mercado. Nada disto grita por atenção, e por isso é facilmente empurrado para um amanhã que nunca chega.

O comercial que reserva deliberadamente tempo para estas tarefas importantes, mesmo quando não são urgentes, é o que constrói resultados sólidos e crescentes. O que se deixa consumir apenas pelo urgente anda sempre ocupado, mas raramente avança.

Uma última reflexão

Aprendi que o tempo é, para um comercial, aquilo que o capital é para um investidor. O recurso com que se trabalha, e que se pode aplicar bem ou desperdiçar. Dois comerciais com o mesmo dia, a mesma carteira e o mesmo produto podem obter resultados muito diferentes, e a diferença está quase sempre na forma como cada um geriu as suas horas.

Gerir bem o tempo não é andar mais depressa nem trabalhar mais horas. É trabalhar com intenção. É saber a quem dedicar mais tempo e a quem dedicar menos, preparar antes de agir, organizar o dia com critério e proteger o tempo do que verdadeiramente constrói futuro.

Porque, no fim, o comercial não vende apenas com o que sabe ou com o que diz. Vende, sobretudo, com a forma como usa o recurso que tem exatamente igual a todos os outros, e que nunca mais recupera depois de gasto.

Vender é servir

Categoria: Opinião —Marketing  Comercial
Autor: António Martins            
13 de julho de 2026

Ao longo dos anos, formei muitos vendedores, e cedo percebi que os melhores não eram os mais persuasivos. Eram os que melhor compreendiam o cliente. Essa constatação mudou por completo a forma como passei a olhar para a atividade comercial, e é sobre ela que quero escrever.
Existe uma ideia enraizada, e profundamente errada, sobre o que significa vender. Muitos associam a venda a convencer, a persuadir alguém a comprar algo, a empurrar um produto com habilidade suficiente para vencer a resistência do cliente. Esta conceção não só está ultrapassada como é, na maioria dos casos, contraproducente.

A verdadeira venda não assenta em convencer. Assenta em servir. E esta distinção, aparentemente subtil, é uma das que mais separam o vendedor medíocre do vendedor excecional.

Duas formas opostas de encarar a venda

Há duas maneiras fundamentalmente distintas de estar perante um cliente.

A primeira é a do vendedor que quer, acima de tudo, concretizar a venda. O foco está no seu próprio objetivo, em fechar o negócio, em atingir o resultado. O cliente é, nesta lógica, um meio para esse fim. Este vendedor fala mais do que ouve, apressa-se a apresentar o produto e vê cada objeção como um obstáculo a contornar. Pode até vender, mas raramente constrói algo duradouro, porque o cliente sente, ainda que não o verbalize, que foi tratado como um alvo e não como uma pessoa.

A segunda é a do vendedor que procura, antes de mais, compreender e resolver o problema do cliente. O foco desloca-se de si próprio para o outro. Este vendedor ouve mais do que fala, pergunta antes de propor, e só recomenda aquilo que genuinamente serve quem tem à frente. Vende também, e vende melhor, mas quase por consequência, porque a venda torna-se o resultado natural de ter sido útil.

A diferença entre as duas não está na técnica. Está na intenção. E os clientes, mesmo sem o saberem explicar, sentem sempre de que lado está quem os atende.

Servir constrói aquilo que convencer nunca constrói

Quando a venda assenta em servir, produz-se algo que nenhuma técnica de persuasão consegue gerar, que é a confiança.

Um cliente que sente que o vendedor está verdadeiramente do seu lado, que lhe recomendou o que era melhor para ele mesmo quando isso significava vender menos, desenvolve uma confiança que se traduz em lealdade. Volta, porque sabe que será bem aconselhado. Recomenda, porque teve uma experiência que merece ser partilhada. E deixa de decidir apenas pelo preço, porque passou a valorizar algo que o preço não compra, o facto de poder confiar.

Este é o paradoxo central da boa venda. Quem se concentra em vender a todo o custo vende menos a prazo, porque não constrói relação. Quem se concentra em servir vende mais e durante mais tempo, porque constrói uma base de clientes que regressa e que confia. Servir não é o contrário de vender. É a forma mais sólida e mais duradoura de vender.

O papel do conhecimento e da honestidade

Servir um cliente exige duas coisas que nem sempre andam juntas, competência e honestidade.

Competência, porque não se pode aconselhar bem quem não domina aquilo que vende. Um vendedor que conhece profundamente o seu produto, o mercado e as necessidades do cliente está em condições de recomendar com propriedade, de resolver dúvidas e de acrescentar valor à decisão. Sem esse conhecimento, o vendedor limita-se a expor preços, e quem só tem preços para oferecer está sempre à mercê de quem cobra menos.

Honestidade, porque servir implica dizer a verdade, mesmo quando não é a mais conveniente no imediato. Implica reconhecer quando um produto não é o mais indicado, sugerir uma alternativa mais adequada, ou admitir uma limitação. Esta honestidade, que a curto prazo pode parecer que faz perder uma venda, é precisamente o que a longo prazo constrói a confiança que gera muitas outras. O cliente perdoa quase tudo, menos sentir-se enganado.

Vender é servir também dentro da empresa

Há uma dimensão desta ideia que muitas vezes se esquece. Vender bem não depende apenas de quem está na linha da frente. Depende de toda a empresa estar organizada para servir.

De nada serve um excelente vendedor se o produto não corresponde, se o serviço pós-venda falha, se a promessa feita na venda não é cumprida na entrega. Servir o cliente é uma responsabilidade de toda a organização, e não apenas do departamento comercial. A venda é o momento visível, mas assenta sobre tudo o que a empresa faz antes e depois desse momento. Uma cultura de servir tem de atravessar a empresa inteira, ou a promessa da venda desmorona-se no cumprimento.

Uma última reflexão

Mudar a mentalidade de vender para servir não é uma questão de simpatia nem de boas maneiras. É uma estratégia comercial, e das mais rentáveis que existem.

Num mercado onde os produtos se parecem cada vez mais e onde a comparação de preços está à distância de um clique, aquilo que verdadeiramente diferencia uma empresa é a forma como trata quem a procura. A confiança tornou-se o bem mais escasso e mais valioso, e a confiança constrói-se servindo, não convencendo.

O vendedor que compreende isto deixa de perseguir vendas e passa a construir relações. E as relações, ao contrário das vendas isoladas, renovam-se, multiplicam-se e sustentam um negócio ao longo do tempo. Porque, no fim, ninguém é leal a quem apenas lhe vendeu. As pessoas são leais a quem verdadeiramente as serviu.


Subscreva as Newsletters

De vez em quando escrevo algo que vale a pena partilhar. Deixe o seu email e receba as minhas notas em primeira mão.

*Ao registar-se na newsletter está a autorizar a MartinsNotes a guardar os seus dados para enviar newsletters e outras comunicações. Saiba mais na Política de Privacidade.

MARTINS NOTES

INICIO
INDICE
GESTÃO
FINANÇAS
MARKETING
LIDERANÇA
ESTRATÉGIA
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
ARTE DE VIVER
PENSAMENTOS
BIBLIOTECA
BIBLIOTECA DIGITAL
ÁUDIO
LIVRARIA

MARTINS NOTES

As melhores ideias nascem da experiência. As melhores decisões nascem da reflexão.

Notes • Ideas • Values

Contato